Verificação Completa da Instalação

 

Depois que ambos hardware, controladores e programas da caneta estejam instalados, oriente-se pelo seguinte procedimento para verificar que todo o conjunto funciona propriamente. Poderá igualmente seguir o procedimento se suspeitar que exista qualquer problema com seu dispositivo.

 

Verificação Completa da Funcionalidade

  1. Quando movimentar a ponta da caneta ou o rato sobre a tabuleta, o cursor desempenhará o mesmo movimento no ecrã. Porém o comportamento de ambos é diferente. A caneta actua como o conhecido “Modo Absoluto”. Isto é, representa que quando posicione a caneta sobre o canto esquerdo superior da tabuleta, o cursor sobre o ecrã moverá até o respectivo ponto do monitor. Quando movimente a caneta para o centro da tabuleta, o cursor também estará posicionado sobre o centro do ecrã.
  2. Por outro lado, o rato age de uma maneira similar a um rato genérico, conhecido também como “Modo Relativo”. Isto é, quando mova o rato sobre a área da caneta, o cursor na tela moverá relativo a posição quando foi iniciado o actual movimento. Levante o rato da placa da tabuleta e, posicione-o mais abaixo numa posição diferente, e mová-lo outra vez, porém o cursor se moverá conforme a posição de quando o rato foi levantado.

  3. Estará disponível um pequeno ícone da tabuleta () na barra de tarefas de Windows, usualmente localizado no canto direito inferior do ecrã.

 

Verificação da Sensibilidade da Pressão

Estas são as sugestões para verificar que a Sensibilidade da Pressão funciona correctamente. Na maior parte dos casos, um programa como PhotoImpact ou Painter controlam exactamente o comportamento da caneta. Algumas vezes a Sensibilidade da Pressão poderá ser desativada por um programa. Os passos descritos abaixo ajudarão a comprovar que a caneta funciona de acordo com as especificações.

  1. Saiba que a sensibilidade da caneta esta especificada em A Página de Configuração da Pressão que poderá acceder ao clicar sobre o ícone () localizado na barra de tarefas de Windows, usualmente localizada no canto inferior esquerdo do ecrã. (Veja a secção Configuração da Caneta).
  2. Para verificar outras funções, seleccione Página de Configuração da Pressão e desenhe umas quantas linhas na Área de Teste da Pressão. Pressionando fortemente a ponta da caneta originará linhas grossas, e pressionando suavemente se desenharão traços finos na Área de Teste. Se esta operação não se realiza, possivelmente haverá um problema com a caneta, e deverá buscar por ajuda no estabelecimento que adquiriu a mesma. São dois os tipos de indicação do processo: numérica e através de um barômetro, que indicarão o nível da pressão quando pressione a ponta da caneta. (De acordo com a velocidade de processamento de seu computador, poderá apreciar-se uma série de pontos (círculos cheios) na área de Teste ao invés de um sólido traço. Isto é normal).
  3. Realizar alguns traços no programa PenSigner também indicarão claramente se a sensibilidade da pressão funciona correctamente. Porém, a largura do traço deverá ser fixada a 6 pixels ou mais para fazer clara variação nas densidades do rastro. Veja a descrição de Ajuste da Largura.

Se alguma aplicação em particular a adquira um comportamento extranho com a sensibilidade da pressão e os testes acima descrito, apresentam o contrário, é favor verificar se todas as aplicações foram instaladas correctamente, e que as aplicações suportem interface Wintab. Algumas aplicações talvez requeiram explicitamente ativar o suporte para sensibilidade da pressão, ou talvez foi excedido o nível máximo de pressão admissível.

Nota: O rato sem fio não suporta “Sensibilidade à Pressão”.