Após alguns minutos de haver usado a caneta, pressioná-la sobre qualquer superficíe para reactivar o dispositivo. Ou se a caneta aparenta que não responde, pressione-a contra qualquer superfície. A caneta se auto desliga para economizar a bateria quando não for usada pasado uns minutos. Esta acção não é necessária para a caneta com fio.
Igualmente para o Rato sem fio usado com a caneta, sempre pressione o botão esquerdo antes de pretender usá-lo.
Quando escreva ou desenhe com a caneta, procure não orientar-se pela tabuleta. Enfoque seus olhos no ecrã. Depois dum tempo de pratica, aumentará sua capacidade de controlo, porque, com a caneta é mais fácil concentrar-se no texto ou pintura que esteja a trabalhar.
Para melhores resultados, quando faça um duplo clique com a caneta (semelhante ao duplo clique do rato), procure manter a ponta da caneta em contacto com a superfície da tabuleta, ou levantá-la o minímo possível antes do segundo clique. Isto deverá reduzir o tempo de interpretação entre as posições dos cliques.
Para salvaguardar a caneta, certifique-se de que a ponta não esta em contacto com qualquer objeto ou superfície. Especialmente não coloque a caneta de tal modo que a ponta esteja em contacto com a superfície. Consequente que a constante pressão aumentaria o consumo da bateria. Poderá colocar a caneta com a ponta voltada para cima ou salvaguarda-la horizontalmente livre de contacto com qualquer objeto. Recomendamos que a coloque-a num estojo especialmente desenhado para este propósito.
Igualmente para o rato sem fio, procure não pressionar QUALQUER botão quando não estiver em uso.
Quando navegue por páginas Web ou use um documento, é especialmente recomendável usar a caneta. Pressione o botão 1 da caneta e mantenha-o pressionado, e mova a caneta pela área, ou o rato ao mesmo tempo que mantém pressionado o botão do meio. Com Microsoft Internet Explorer, por exemplo, poderá rolar para cima ou para baixo, ou esquerda e direita, de acordo com o correspondente movimento da caneta ou do rato.O comportamento exacto das aplicações da caneta variam de acordo com o programa que se usa. Microsoft Word suporta somente rolagem vertical, e Netscape Navigator 4.5 não suporta rolagem em absoluto.Veja a secção Função de Rolagem para maiores detalhes.
Após usar rolagem e sem escrever ou pressionar o botão esquerdo do rato por alguns minutos, poderá dar-se o repentino caso da caneta deixar de responder. Será necessário tocar sobre qualquer superfície para reactivar a caneta ou o rato.
Quando pinte ou assine seu nome, procure manter a caneta verticalmente para obter melhores resultados.
Normalmente encontramos que a caneta seja usada com um rato genérico em seu computador, e prefira alternar entre quais dos dispositivos a utilizar. Porém, se a tabuleta de sua taneta estiver conectada ao porto série, certifique-se de que os dois dispositivos não estejam em conflito no porto COM ou no IRQ usado por ambos. Facilmente poderá evitar este problema usando o porto PS/2 para o rato, e conectar a tabuleta no porto COM.
Em alguns controladores de rato, especialmente para certos tipos de rato Logitech, poderá tornar inoperante a tabuleta. Caso prefira usar a tabuleta com este rato, remova o controlador não standar e substitua-o por um controlador standar, como o que esta disponível no sistema Windows.
Se a conexão da tabuleta for realizada no porto USB, não haverá problemas de conflitos com o rato.
Poderá livremente elegir o dispositivo a utilizar entre a caneta o rato sem fio que acompanha o pacote, ou um rato genérico.
Talvez prefira usar só a caneta, sem o uso dum rato genérico. Quando remover o rato genérico, certifique-se de desinstalar os controladores do mesmo. Para remover os controladores do rato, seleccione Iniciar / Configurações / Painel de Controlo / Administrador de Dispositivos, seleccione o símbolo de + referente ao rato, remova-o da lista e reinicie o sistema. Cuidado para não remover os controladores USB do rato que poderá existir em alguns modelos de caneta com interface USB. Ao iniciar o computador sem a conexão do rato, necessitará aprender como usar o teclado para configurações, usando as teclas: tabulador, enter e escape entre outras.